quarta-feira, 9 de julho de 2014

COMPETIR É BEM MAIS QUE VENCER

O lema do time da minha escola era: “Saber competir já é vencer”.

De acordo com o professor Ubiracy Arthur Costa o esporte era parte fundamental do aprendizado. Não só do aprendizado para provas e testes escolares, mas para a própria vida. Sem sermos negativos, cabia-nos estar cientes da possibilidade de derrota. E saber bem agir, tanto na vitória quanto na derrota.

Nunca, jamais abandonei esse lema. Procuro preparar-me com toda seriedade para os embates cotidianos, busco agir com denodo e tranquilidade em cada novo combate. Mas, apesar de todo meu empenho, não esqueço que, em qualquer competição, haverá vitoriosos e perdedores. Perder, portanto, apesar de tudo, é uma possibilidade bastante concreta.

Há os que não aceitam perder de nenhuma maneira. Para essas pessoas, o efeito pode ser desastroso. E, muitas vezes, pode ter consequências terríveis. Uma competição não se circunscreve ao tempo e espaço da partida, mas inclui um sem número de ações e relações que podem ser gloriosas, mesmo que se perca a partida. Ao vencedor os louros, ao perdedor, a oportunidade de avaliar todo o seu desempenho.


É preciso, assim, continuar apesar da derrota. E não esquecê-la, mas investigá-la. E que esse exame possa nos ajudar a evitá-la em outras situações semelhantes.

2 comentários:

  1. 15/jan/2016
    Tantos anos, parece que foi ontem, mas nunca sairá da minha memória. Jan/1960 adentrando com minha mãe naquela escola que seria meu segundo lar. Foi ali que encontrei meu primeiro ídolo, Ubiracy Artur Costa, prof de História, aquele que com muito amor e respeito,atributos de um verdadeiro educador, incentivou-me a aproveitar cada minuto passado naquela casa que existia para ensinar galgar cada degrau com garra e altivez. Hoje casada, feliz e realizada recordo com saudade nossos momentos de competição. Bandeira branca com Prof Edson e bandeira azul com Prof Ubiracy. Como esquecer momentos valorosos de aprendizado e crescimento. De lutas e vitórias compartilhadas. Ah! Se pudesse voltar no tempo,faria tudo novo. Com o coração agradecido e cheio de amor posso a Deus que abençoe as gerações fruto de todos os professores que ali passaram e deixaram marcas positivas e indeléveis na nossa historia de vida. Evania C.de Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Evania, muito bom ouvir alguém que viveu a bela experiência do nosso Colégio Silveira Leite. Especialmente para nós.
    Segregados naquele mundinho, a chegada de professores incríveis, foi como uma luz, discerrando horizontes. Acho que uma das coisas que mais vivemos, ali, foi entusiasmo. Vontade de ser, de fazer, de aprender, de aproveitar toda e qualquer oportunidade que se nos apresentasse. E nos jogamos no conhecimento e na vida. E daí resultaram pessoas maravilhosas que estão por aí, nem sabemos onde, contribuindo para que esse espírito se espalhe e atinja cada vez mais pessoas. Obrigada, por me dar o sinal de uma delas.

    ResponderExcluir