segunda-feira, 31 de maio de 2010


GOBLE


Nas minhas buscas pelos antigos contos de fadas encontrei na internet diversos ilustradores maravilhosos da minha infância. O de quem mais gosto é o Goble. Lindo. Curtam um pouco desse artista incrível:



Goble Warwick (1862 - 1943), ilustrador de livros infantis, se especializou em contos de fadas e cenas de lugares exóticos, como Japão, Arábia e India. Com seu desenho repleto de imaginação e de uma delicadeza singular, encantou muitas crianças da minha geração. Em 1913 ilustrou o Livro de Fadas. Seus desenhos dos contos japoneses também são incríveis. Valia termos essas histórias tão lindas re-editadas.

sexta-feira, 28 de maio de 2010






NOS CAMINHOS COM FLORES, SEMPRE ENCONTRAMOS FADAS

Fadas. Há quem duvide que existam. Para mim, sempre existiram. Estiveram perto de mim desde muito cedo, quando era ainda criança. Eram motivo de alegria nos meus dias, nem sempre muito alegres. A sua companhia dava-me uma energia nova, que me enchia de esperança. Esperança de que o tempo me traria grandes alegrias e dias luminosos.

Elas gostam especialmente de flores, escondem-se entre elas e podem ser vistas num vislumbre, quando são tocadas por um raio de sol, especialmente se as plantas estiverem cobertas de orvalho. As matas podem ser um abrigo certo, mas também podem estar num jardim bem cuidado, ou mesmo num vaso de flores na sua janela. Por isso cultivo flores, mesmo nas janelas do meu apartamento, onde os vasos, como num milagre, estão sempre floridos.
Estão, portanto, em lugares onde haja boas energias, cores variadas, aromas doces e sutís, água limpa e fresca, brisa suave. Mas também podem estar nas festas, onde hajam doces, crianças, música, risos e brincadeiras.

Meu sogro trazia doces sempre que nascia um filho meu. Dizia que era para atrair as fadas que trariam boa sorte para as crianças. Daí também porque levamos flores quando as crianças nascem.


Elas nos protegem e consolam, especialmente às crianças, e mais ainda quando estas se sentem desamparadas ou tristonhas. Fazem com que lembrem alguma coisa boa e esqueçam suas tristezas. Ás vezes, são tão convincentes que fazem as crianças darem risadas sem qualquer motivo aparente. Acalentam para que durmam serenas e tenham belos sonhos, que alegram suas almas, fazendo com que acordem felizes pela manhã, podendo se deslumbrar com a luz do sol, o verde das folhas, o gorjeio dos pássaros, o rebuliço dos outros animais, o vôo das borboletas, o canto da brisa, o ondular das montanhas, a brancura das nuvens e o azul do céu.

Eu descobri as fadas quando era menina. Minha mãe costurava e eu a ajudava fazendo bainhas e prendendo botões. Trabalhava muito para ganhar poucos centavos. Assim, tinha que guardá-los por muito tempo, até que houvesse uma quantia suficiente para comprar um gibí onde podia ler lindas histórias. Então soube delas.


Lia e relia aquelas histórias, que eram quase que meu único prazer de menina. Não tínhamos senão um único livro em casa. Livro muito antigo, de folhas amareladas e quebradiças que havia sido do meu pai, na sua infância. Esgotadas as histórias desse livro, as novas vieram das minhas queridas revistinhas, Princesinha e Contos de Fadas.

Minha mãe proibia a leitura de gibis, o que me fez colecioná-los às escondidas. Escondê-los, foi, durante muitos anos, uma tarefa incrível, em que empregava muito da minha imaginação. Tanto que quando jovem, ao sair de casa para morar sozinha, tinha reunido um número bem grande dessas revistas. Deixei-as lá, na casa de meus pais, onde acabaram sumindo, para minha imensa tristeza.


A partir da Internet venho procurando essas mesmas revistas, mas infelizmente ainda não consegui encontrar quem as possua, ou qualquer indicação de que possam ainda existir em algum lugar. Se você souber de alguma indicação, me passe. Vou ficar imensamente feliz e eternamente grata.


Em compensação, Nessas minhas buscas, encontrei inúmeros desenhos de fadas e ilustrações dos contos que havia lido na infância. Tenho amado essas descobertas e quero dividi-las com vocês. São alimentos para a alma, como o néctar das flores o são para as fadas.